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Suco de Laranja: pesquisa revela vantagens para a saúde

Por: Prof. Marcus Renato de Carvalho, UFRJ

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Suco de laranja pode ajudar na prevenção da diabetes, diz pesquisa

Fonte: GALILEU

 

                          Pesquisadores do interior de São Paulo descobriram que, ao contrário do que se imaginava, a bebida pode ajudar na prevenção da doença.

Suco de laranja não engorda e traz vários benefícios para a saúde. Foi a conclusão a que chegou um estudo da Escola de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

O suco de laranja é a bebida com maior densidade nutricional existente”, diz Thais Cesar, doutora em alimentos e autora da pesquisa. Segundo ela, é benéfico substituir lanchinhos por um copo com 250 ml do suco natural, já que a bebida aumenta a sensação de saciedade e faz com que o apetite e a ingestão de alimentos sejam menores no momento das refeições.

Para realizar o estudo, a cientista aplicou uma dieta leve de emagrecimento a pessoas obesas que tinham o índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 40. Para participar, os pacientes não poderiam ter registros de doenças graves, como problemas do coração ou diabetes.

Eles foram divididos em dois grupos: de controle e de suco de laranja. O primeiro ingeria uma fruta ou iogurte entre as principais refeições, enquanto o segundo tomava um copo da bebida. Após três meses, os pesquisadores perceberam que ambos os grupos registraram redução de massa gorda e medidas de circunferência. “Observamos que ambos perderam peso, com média de seis quilos”, fala Cesar. “No entanto, quem tomou suco teve melhora nos parâmetros metabólicos”.

Os participantes do segundo grupo apresentaram aumentos nos níveis de vitamina C e de folato (vitamina do complexo B). “Um copo por dia supre a quantidade diária de vitamina C que o corpo precisa”, afirma a pesquisadora.

Observou-se ainda que a bebida pode diminuir o colesterol LDL (ruim), melhorar a atividade da insulina e reduzir a inflamação de baixo grau — fenômeno que produz substâncias que podem lesionar artérias, veias e até órgãos.

O suco de laranja não produz um pico de glicose como se dizia.

A PECTINA uma fibra natural que é encontrada no suco de laranja e em outras frutas possui a ação de auxiliar na perda de peso, por diminuir a fome. Essa fibra solúvel contribui também para facilitar a digestão de gorduras e proteínas.

Artigo original:

Postprandial effect of fresh and processed orange juice on the glucose metabolism, antioxidant activity and prospective food intake


Efeito pós-prandial do suco de laranja fresco e processado no metabolismo da glicose, ação antioxidante e ingestão alimentar prospectiva

Aline de Paivaa Danielle Gonçalvesa Paula Ferreiraa Elizabeth Baldwinb Thais Cesara

Journal of Functional Foods, Volume 52, January 2019, Pages 302-309

a Sao Paulo State University (UNESP), School of Pharmaceutical Sciences, Food and Nutrition Department, Rodovia Araraquara-Jau km l, Araraquara, SP 14801-902, Brazil

b U.S. Horticultural Research Laboratory, Agricultural Research Service, U.S. Department of Agriculture, 2001 South Rock Road, Ft. Pierce, FL 34945, United States


Resumo

O impacto do suco de laranja espremido fresco (OJ fresco) e suco de laranja processado (OJ processado) sobre os níveis de glicose e insulina no sangue foi investigado. A ingestão alimentar prospectiva e o efeito antioxidante a curto prazo foram medidos. Homens e mulheres adultos (n = 36), magros e obesos, foram convidados a ingerir em três ocasiões diferentes uma dose de OJ fresco, OJ processada e uma bebida de controle (açúcar isocalórica / bebida de controle laranja com sabor de ácido). Em indivíduos magros, a glicose no sangue foi 11% menor após o consumo de OJ e 5% menor após ingerir o OJ processado, enquanto em indivíduos obesos a glicemia caiu 13% após 60min de OJ fresco e processado em comparação com a bebida controle. Da mesma forma, a ingestão de ambos os tipos de OJ diminuiu a ingestão alimentar em perspectiva, mas aumentou o status antioxidante do sangue. Em conclusão, ambos os tipos de OJ reduziram a glicose no sangue e a ingestão de alimentos a curto prazo, enquanto aumentavam o status antioxidante; no entanto, os indivíduos magros tiveram melhores respostas metabólicas ao OJ do que os obesos.

Abstract

The impact of fresh squeezed orange juice (fresh OJ) and processed orange juice (processed OJ) on blood glucose and insulin was investigated. Prospective food intake and the short-term antioxidant effect were measured. Adult men and women (n=36), lean and obese, were challenged on three different occasions with a dose of fresh OJ, processed OJ and a control drink (isocaloric sugar/acid-matched control orange-flavored drink). In lean individuals, the blood glucose was 11% lower after fresh OJ and 5% lower after processed OJ, whereas in obese individuals blood glucose fell 13% after 60min of processed and fresh OJ compared to the control drink. Similarly, intake of both types of OJ decreased prospective food intake, but increased the antioxidant status of the blood. In conclusion, both types of OJ reduced blood glucose and short-term food intake, while increasing antioxidant status; however, lean subjects had better metabolic responses to OJ than obese subjects.

 

 


Última atualização: 6/12/2018

 

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