Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCriançasCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

\ Promoção \ Iniciativas \ Artigo

SEMANA 2007: eventos do OIAPOQUE ao CHUÍ!

Por: Marcus Renato de Carvalho

Pantanal, MT apóia

Campanha de Aleitamento

       

   

De 1º a 8 de agosto as mamães que freqüentarem o Espaço do Bebê do Pantanal Shopping receberão panfletos educativos e orientações de profissionais da área da Saúde sobre a importância da amamentação. A ação integra a programação da "Semana Mundial de Aleitamento Materno", promovida nacionalmente pelo Ministério da Saúde, com o apoio local da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e da Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape), que tem como tema "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora".

Segundo a secretária executiva da Somape, Tânia Santos, o objetivo desta mobilização é difundir informações sobre a amamentação e tirar as dúvidas das mamães e das gestantes. "O Espaço do Bebê tem um fluxo diário de cerca de 80 mães de diferentes classes sociais. Isto facilita muito a abordagem para explicar os mínimos detalhes da amamentação para as mamães.

Os profissionais da área da Saúde ficarão no Espaço do Bebê no período de 1º a 8 de agosto, das 10h às 17h. As mamães que quiserem tirar dúvidas sobre o aleitamento materno ainda poderão ligar no Disque Amamentação da Somape, no telefone 3623-4709. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

FRANCISCO BELTRÃO, PR:

Município mobilizado

 

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão reconhecem, no aleitamento materno, uma importante estratégia na redução da mortalidade infantil, trazendo benefícios para a mãe, criança e família, do ponto de vista nutricional, imunológico, psicológico, ortodôntico, social, cultural e econômico.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Cantelmo Neto, no ano passado aconteceu uma campanha de incentivo à amamentação, quando algumas mães com seus filhos participaram de um ensaio fotográfico, que teve como objetivo valorizar essa atitude e incentivar outras mães a essa prática saudável. “Neste ano a campanha mantém continuidade. Hoje e amanhã, dias 24 e 25, aproximadamente 50 mães beltronenses, junto com seus filhos, estarão participando de uma seção de fotografias. A foto que melhor expressar o ato de amamentar será utilizada nas próximas campanhas”, explica Neto.

Fernando Pauli, que coordena a equipe de enfermagem da secretaria municipal de Saúde, disse que neste momento, por exemplo, a foto escolhida no ano anterior ilustra a carteira de pré-natal das futuras mamães. “Nossa intenção é instituir a idéia da mãe amamentar seus filhos”, comenta Fernando.

 

Campanha de Amamentação 2007

 

“A amamentação é um dos fatores que contribui para diminuição dos índices de mortalidade infantil”, comenta Fernando informando que em 2006, no Estado do Paraná, a cada 1000 nascimentos teve 19 óbitos. Em Francisco Beltrão o índice foi de apenas 10/1000, bem abaixo da média estadual.

 

Escolha pela internet

A escolha da melhor foto que expressa o ato de amamentar será através de votação via internet. É só acessar o site www.franciscobeltrao.com.br e votar. Toda a população pode participar da votação.

 

 

Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho

ciclo de CONFERÊNCIAS:

 

SMAM 07:                        

 

Dia 1º- de agosto Louveira, SP  Informações: (0xx19) 3878-1260

 

Dia 2 de agosto Osasco, SP   Informações: ( 0xx11) 3699-8023

 

Dia 3 de agosto Cabriúva, SP  Informações: (0xx11) 4528- 46

 

Dia 7 de agosto Casa Branca, SP  Informações (0xx19) 3671-1002

 

Dia 9 de agosto Rio de Janeiro, RJ Informações (0xx21) 2553-9662 FIOCRUZ

 

 

HU de CASCAVEL, PR COMEMORA

 

Fazendo parte das atividades da Semana Mundial da Amamentação será realizada a 1ª Semana de Aleitamento Materno do HU (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) de Cascavel, de 2 a 6 de agosto, em promoção da Comissão Hospital Amigo da Criança do HU.

As atividades começam 1º de agosto e seguem até o dia 7, incluindo divulgação à população, com distribuição de folder, discussões com equipe multidisciplinar sobre o aleitamento, em especial à luz da primeira hora de vida, bem como uma oficina de sensibilização para a implementação do início da amamentação na primeira hora de vida. As palestras e oficina são abertas a profissionais e estudantes da área de saúde de Cascavel e 10ª Regional de Saúde.

Os interessados poderão fazer suas inscrições gratuitas até o dia 30, junto à direção de Enfermagem do HU. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-5151, com Kelen ou Cleonice, no Banco de Leite ou Maternidade do Hospital Universitário.

 

Matrice promove encontro no MASP

 

Matrice, grupo de apoio à amamentação, promove um encontro para celebrar o tema “Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem Demora” no MASP (Museu de Arte de São Paulo) no sábado, dia 4 de agosto, às 9h00. A ação faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que é coordenada mundialmente pela WABA (Aliança Mundial Pró Aleitamento Materno) e que acontece de 1 a 7 de agosto. Nesta edição da SMAM, os holofotes estarão sobre a importância da amamentação na primeira hora de vida do bebê.

O objetivo do evento é chamar gestantes, mães, maridos, filhos e demais parentes e amigos para uma roda na qual sejam discutidas questões referentes ao tema central do encontro. Pessoas que atuam na área de saúde e na área de assistência ao parto e pós-parto estarão presentes para compartilhar experiências e visões distintas.

A Matrice também promoverá uma série de atividades na ocasião. As crianças serão convidadas a pintarem suas mãos em um mural de tecido,simbolizando um abaixo-assinado, haverá música ao vivo e todos participarão de sorteio de brindes

 “Além disso, amamentar o bebê na primeira hora é um grande passo, que garante uma relação de amamentação de sucesso e a proteção imunológica de que o bebê necessita assim que nasce”, explica Fabiola Cassab, uma das fundadoras da Matrice. “Isso evita doenças como poliomielite, o virus Coxsakie do gênero dos Enterovírus, a E. Coli patogência, as Salmonelas e as Shigellas”, completa.

Para Analy Uriarte, outra fundadora da Matrice, existem ainda outras indicações para a amamentação logo que o bebê nasce: o forte vínculo emocional que se cria entre mãe e bebê. “Mesmo que o bebê nasça de uma cesariana, ele pode ir para o colo da mãe, receber seu calor, seu amor, sentir sua pele”, avalia. “Mamar suaviza sua entrada neste mundo tão diferente do útero. No colo da mãe, o coração do bebê se acalma, sua temperatura se estabiliza e sua respiração encontra um ritmo adequado, benefícios que nenhum berço aquecido consegue imitar”, finaliza.

De acordo com a recomendação da OMS (organização Mundial de Saúde), todas as rotinas com o bebê, tais como lavá-lo, pesá-lo, ministrar-lhe injeções e colírios, devem ser evitadas até o bebê mamar ou pelo menos durante a primeira hora de nascimento.

A ação da Matrice conta com o apoio do Gama, do Ibfan, do Senac, entre muitas outras empresas

 

Serviço:

Comemoração da SMAM2007 com a ação “Amamentando no Masp”

Local: vão livre do MASP (Av. Paulista, 1578 - São Paulo – SP/ tel. (11) 3251.5644 / Fax. (11) 3284.0574)

Dia: Sábado, 4 de Agosto

Horário: das 9h às 12h

Programação:

Abaixo-assinado das crianças com Hora da Primeira Mamada.

Roda de conversas com várias atividades como histórias e depoimentos de mães e profissionais.

Parabéns para nossa representante da primeira hora com apresentação musical e bolo.

 

 

MARÍLIA, SP define atividades da 16a Semana

 

O Banco de Leite Humano definiu a programação da 16a Semana Mundial de Aleitamento Materno para Marília. De 1o a 7 de agosto a equipe responsável vai envolver a população de diferentes maneiras, além de promover uma atividade especifica para os profissionais de saúde.

A primeira atividade é uma palestra na Dori Alimentos para os funcionários no dia 1o de agosto, às 13h. A abertura oficial acontece na seqüência, às 15h30, no gabinete do prefeito Mário Bulgareli. No dia 2 a equipe do Banco de Leite visita os bairros das zonas norte e leste no trenzinho da Galeria Atenas com direito à música e panfletagem.

No terceiro dia da semana, o grupo de gestantes da USF (Unidade de Saúde da Família) Palmital vai até o Banco de Leite durante a manhã. A tarde será feita uma palestra sobre aleitamento para as gestantes e mães de bebês com até um mês de vida na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta.

No sábado (dia 4 de agosto) a equipe do Banco de Leite vai montar um plantão para dúvidas no Aquarius Shopping durante o dia todo. “Os estudantes de comunicação da Unimar vão expor os trabalhos desenvolvidos sobre o assunto”, informou a enfermeira chefe do Banco, Sandra Domingues. No dia 6 (segunda) a visita aos bairros se repete, mas desta vez nas zonas sul e oeste.

 

O dia 7 de agosto é o último da programação. Durante a manhã a equipe promove o 1o Encontro Regional de Aleitamento Materno na Casa do Médico para profissionais de saúde. Além da psiquiatra da rede básica, Márcia Oliveira maio Soares, vão palestrar dois médicos de fora: O pediatra do Instituto de Saúde de São Paulo, Rui de Paiva, e o obstetra, diretor da Maternidade Leonor Mendes de Barros, também da capital, Corintio Mariane Neto.

O encerramento da semana será no mesmo dia no Teatro Municipal às 14h. O público-alvo são as mulheres gestantes usuárias da rede básica. Haverá apresentações musicais e de teatro, além de premiação dos alunos da rede municipal que desenvolveram trabalhos com o tema do aleitamento materno.

 

CARIOCAS terão SEMINÁRIO DE ABERTURA

 

Data: 1º de agosto de 2007

Local: Rua México 128 – auditório do 10o andar – Centro

 

Programa

 

13:00 h   Abertura

             Dra. Elza Giugliane – Área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno /Ministério da Saúde

               Dra. Luciana Phebo – UNICEF

                                                     Representante da SOPERJ

                Gisele Peixoto Barbosa – PAISMCA – SESDEC/RJ

 

13:30h Amamentação na Primeira Hora de Vida

Dra. Lucia Rolim – Presidente do Comitê de Aleitamento Materno da SOPERJ

 

14:00h Mesa Redonda sobre o Passo 4 - Amamentação na sala de parto

•          Fatores de Risco para amamentação na sala de parto – Cristiano Boccolini

•          Pesquisa HIV – Teste rápido enquanto fator de risco para a amamentação em sala de parto – Maria Inês Couto de Oliveira

•          Experiências bem sucedidas – Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro – SMS/RJ – Enfermeira Fátima Trigo

16:00h Encerramento

 

 

AMIGAS do PEITO: AmamentARTE

 

4 de agosto: festa da amamentação das AMIGAS DO PEITO, na Feira de artesanato da Pracinha da Rótula de S. Francisco em S. Francisco, Niterói, RJ de 10 às 13h!  Parceria com IBFAN e Maternidade Alzira Rei! Lançamento de bichinhos e bonecas que amamentam, CD, Livros e painéis, brincadeiras para crianças, depoimentos, conversas com mães e música. É a nossa forma de celebrar!!! Tragam seus amigos, sobrinhos e afilhados!

 A família toda é aguardada!!!

 

 

JUIZ de FORA, MG

Maratona de eventos

 

●         Data: 01 a 07/08

●         Horário: 8h às 12h - Intensificação das Visitas às Maternidades e UBSs

 

●         Data: 01/08 - Evento: Abertura da SMAM Sta. Casa de Misericórdia

●         Horário: 09h - Palestra: Amamentação à Luz da Primeira Hora – Drª Márcia Mizrahy

●         Local: Santa Casa de Misericórdia

 

●         Data: 01/08 - Evento: Abertura Oficial da SMAM 2007

●         Horário: 19h - Palestra: “Amamentação na Primeira Hora de Vida” – A Visão do Obstetra” Dr. Hemmerson Henrique Magione – Obstetra do Hospital Sophia Feldman – Belo Horizonte.  E “Amamentação à Luz da Primeira Hora”- Dra. Márcia Mizrahy- Pediatra e Coordenadora Executiva do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora.\

 

Apresentação da Madrinha da Amamentação 2007, Maria Isabel Garcia Salles,  que doou mais  de 90 litros de leite humano neste ano.

●         Local: UBS Centro Sul

 

●         Data: 02/08 - Evento: Oficina para  Rede de Apoio ao Aleitamento Materno

Objetivo: Preparar mulheres da comunidade que tem experiência em AM p/ ajudar outras mulheres à amamentar.

●         Horário: 14h

●         Local: Casa de Parto

 

●         Data: 02/08 - Evento: Curso de Gestantes do Hospital Albert Sabin

●         Horário: 19h - Palestra: Cuidados com a Mama - Drª Márcia Mizrahy

●         Local: Hospital Albert Sabin

 

●         Data: 02/08 - Evento: Apresentação do teatro “ O Mistério da Cegonha”(Casa do Pequeno Artista)

●         Horário: 14:30h

●         Local: Creche Vitorino Braga

 

●         Data: 03/08 - Evento: Apresentação do teatro “ O Mistério da Cegonha”(Casa do Pequeno Artista)

●         Horário: 14:30h

Local: Creche Santa Cecília

 

●         Data: 06/08 - Evento: Curso Casal Grávido

●         Horário: 13h - Palestra: Cuidados com a Mama - Drª Márcia Mizrahy / Apresentação do Teatro “O Mistério da Cegonha”

●         Local: Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

 

●         Data: 07/08 - Evento: Apresentação do teatro “ O Mistério da Cegonha”(Casa do Pequeno Artista)

●         Horário: 14:30h

●         Local: Creche Ipiranga

 

●         Data: 08/08 - Evento: Apresentação do teatro “ O Mistério da Cegonha”(Casa do Pequeno Artista)

●         Horário: 14:30h

Local: Creche São Benedito

 

●         Data: 09/08 - Evento: Apresentação do teatro “ O Mistério da Cegonha”(Casa do Pequeno Artista)

●         Horário: 14:30h

Local: Creche Santa Efigênia

 

●         Data: 10/08 - Evento: Apresentação do teatro “ O Mistério da Cegonha”(Casa do Pequeno Artista)

●         Horário: 14:30h

Local: Creche Vila Ideal

 

●         Data: 15/08 - Evento: Avaliação das Creches com Equipe Organizadora da “Gincana da Amamentação”

●         Horário: 8 às 18h

●         Local: Creches da AMAC

 

●         Data: 17/08 - Evento: Avaliação das Creches com Equipe Organizadora da “Gincana da Amamentação”

●         Horário: 8 às 18 h

●         Local: Creches da AMAC

 

●         Data: 29/08 – Evento: Lançamento do Projeto “Plantando Vida” Este projeto tem como objetivo incentivar e proteger o Meio Ambiente através do nascimento. Em Juiz de Fora, cada criança que nascer, receberá da Prefeitura a muda de uma árvore para ser plantada e acompanhada  pela família.

●         Horário: 9h

●         Local: Praça Antonio Carlos

 

●         Data: 30/08 - Evento: Premiação “Gincana da Amamentação”

●         Horário: 9 às 11h Local: Creches da AMAC

 

 

CUIABÁ, MS: Concurso de Fotografia

 

A Unimed Cuiabá promove concurso aos cooperadores e colaboradores para incentivar a prática do aleitamento materno. Os participantes devem enviar fotografias, digitais ou impressas, que ilustrem o afetuoso ato da amamentação.

 

As fotografias serão expostas na sede da Unimed Cuiabá no intuito de promover o aleitamento materno, ato imprescindível para a saúde e fortalecimento do bebê, especialmente nos primeiros seis meses de vida. O aleitamento também representa momentos de carinho entre mãe e filho.

 

Os interessados devem enviar as fotografias ao endereço eletrônico: marketing@unimedcuiaba.com.br. Se preferir, os participantes podem deixar as versões impressas no Departamento de Marketing da Unimed Cuiabá no tamanho 18 x 24 em horário comercial das 8h às 17h. As peças devem ser entregues até o dia 27 de julho.

 

Além da exposição, o autor da melhor foto receberá uma estadia com acompanhante no Hotel Águas Quentes.

 

CAMPANHA - A Semana do Aleitamento Materno ocorre entre os dias primeiro e sete de agosto. A campanha “Alimente a Vida” abrange a entrega de folhetos explicativos e a realização de palestras em bairros periféricos da capital.

 

Ministradas pelo médico Roberto Diniz Vinagre, as palestras abordarão questões sobre o ato de amamentar nos dias 01, 03 e 04 de agosto, às 9 horas, nas comunidades do Sucuri, Parque Atalaia e Jardim Mossoró, respectivamente.

 

 
 
 


Última atualização: 1/9/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo. Leia nossa Política de Moderação.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade/Cookie/Moderação | Fale Conosco
O nosso portal possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie.
24 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital