Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCriançasCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

\ Promoção \ Iniciativas \ Artigo

BRASIL: COMEÇOU a MAIOR SEMANA MUNDIAL

Por: Marcus Renato de Carvalho + várias fontes

   

  Em VARGINHA, MG: UNIVERSIDADE MOBILIZADA

 

De 1 a 10 de agosto, profissionais, estudantes da área de saúde e mães, podem participar dos eventos da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Varginha. No período, serão ministrados cursos, mesas-redondas e palestras com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade neonatal e de crianças com até 5 anos.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece em mais de 100 países. A campanha foi criada em 1992 pela ONG Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Word Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF). A WABA também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países e unifica as comemorações em todo o mundo.

O slogan deste ano, "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora", reflete a preocupação da ONG na conscientização das mães. Estudos apontam o leite materno como a melhor forma de nutrição para os bebês pela presença de todos os nutrientes e anticorpos. A amamentação natural ajuda evitar doenças infecciosas e alérgicas e desempenha importante papel na saúde e desenvolvimento do bebê. A sucção do peito materno representa o fator inicial para o bom desenvolvimento dento facial da criança e favorece a obtenção de uma oclusão dentária normal e, conseqüentemente, uma mastigação correta futura.

As atividades iniciam na quarta-feira (1), com o curso "Promoção e Manejo Clínico em Aleitamento Materno". O curso tem duração de 16 horas e será realizado no Auditório do Unis, de 1o a 3 de agosto. Nos dias 7, 8 e 9, na Policlínica Central de Varginha, as futuras mamães poderão participar do curso "Parto, Aleitamento Materno e Vínculo Afetivo Mãe e Bebê". No dia 10, às 13h, no Auditório do Unis, profissionais da saúde debatem a importância da amamentação no desenvolvimento da saúde dos recém-nascidos no II Simpósio de Educação Continuada de Aleitamento Materno do Banco de Leite Humano - Varginha.

Para a professora Sabine Portugal de Oliveira, coordenadora do curso de enfermagem do Unis, a participação de professores e estudantes acrescenta conhecimento teórico e prático no debate. "Os futuros enfermeiros vão aprender os cuidados com a mãe e o recém-nascido e profissionais da área têm a oportunidade de se aperfeiçoar a se atualizar no assunto" ressalta.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno em Varginha é uma parceira entre o Unis, Banco de Leite Humano, Prefeitura de Varginha e Amigos da Criança. Os interessados em participar das atividades devem se inscrever no Unis pelo telefone (35) 3219-5291.

Fonte: Unis

CUIABÁ, MT: carreata “Movimento do Peito”

Encerrando a programação da Semana, profissionais do Banco do Leite e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, realizam na próxima terça-feira (07), às 9 horas, uma grande carreata denominada “Movimento do Peito” com o objetivo de chamar atenção da população quanto a doação de leite materno, e a sensibilização dos agentes de saúde do Município.

Segundo a nutricionista chefe do Banco do Leite, Eloíldes de Gusmão Oliveira, os agentes de saúde ainda não têm o devido conhecimento do trabalho de incentivo à amamentação desenvolvido pelo HPSMC. “Vamos sensibilizá-los e mostrar que podem contar conosco para orientar as mães a fazerem doação”, explicou.

A carreata, que vai contar com a participação de uma viatura do Corpo de Bombeiros, sairá do HPSMC e seguirá até a Escola de Saúde Pública, no Coxipó, onde a equipe do Banco de Leite se encontrará com 300 agentes de saúde.

 

MACAPÁ, AP: Enfermagem reforça aleitamento

Inicia no dia 01 de agosto, a XVI Semana Mundial do Aleitamento Materno no Amapá. Com o tema “Amamentar na primeira hora: proteção sem demora”, o evento quer conscientizar a sociedade amapaense sobre a importância de amamentar os recém nascidos com o leite materno e garantir a saúde das crianças. Os acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Seama reforçam a campanha passando informações em pontos estratégicos da capital.

As alunas do curso vão atuar nos principais supermercados de Macapá conscientizado a população sobre a importância da amamentação. A Faculdade Seama é uma das parcerias do evento e multiplicadora das informações sobre o aleitamento materno. Para isso, seus acadêmicos receberam treinamento especial no Hospital da Mulher Mãe Luzia.

Uma semana de programação está sendo preparada para profissionais da saúde, estudantes e sociedade em geral. A abertura oficial do evento ocorre às 14h no Teatro das Bacabeiras conta com a palestra da juíza Sueli Pini sobre o Direito de Amamentar.

“A Faculdade Seama vê na Semana do Aleitamento materno uma forma de mostrar que a vida pode ser garantida através de gestos simples como o aleitamento materno, por isso nossos acadêmicos estarão nas ruas sendo fontes de informação”, explicou a coordenadora de Enfermagem, Izabel Cortez.

 

No OESTE do PARANÁ: CASCAVEL é EXEMPLO

Fazendo parte das atividades da Semana Mundial da Amamentação será realizada a 1ª Semana de Aleitamento Materno do HU (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) de Cascavel, de 2 a 6 de agosto, em promoção da Comissão Hospital Amigo da Criança do HU.
As atividades começam 1º de agosto e seguem até o dia 7, incluindo divulgação à população, com distribuição de folder, discussões com equipe multidisciplinar sobre o aleitamento, em especial à luz da primeira hora de vida, bem como uma oficina de sensibilização para a implementação do início da amamentação na primeira hora de vida. As palestras e oficina são abertas a profissionais e estudantes da área de saúde de Cascavel e 10ª Regional de Saúde.
Os interessados poderão fazer suas inscrições gratuitas até o dia 30, junto à direção de Enfermagem do HU. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-5151, com Kelen ou Cleonice, no Banco de Leite ou Maternidade do Hospital Universitário.

 

BAURU, SP: eventos em série

Dia: 2/08/07

Horário: 19h30

Local: Auditório do SENAC

- Abertura da SMAM 2007 - "Amamentação à luz da primeira hora"

Coordenação: Maria Nereida Panichi – Nutricionista – BLH / SMS

- Compromisso e Responsabilidade do Município na Promoção da Amamentação e na Implantação da IHAC.

Coordenação: Dr. Mário Ramos de Paula e Silva– Secretário de Saúde de Bauru

- "Conhecimentos e Crenças Sobre Aleitamento Materno"

Coordenação: Elaine Regonaschi – Enfermeira – DRS VI

- "Dança na Gestação: uma Boa União”

Coordenação: Karina  Valentin - Psicóloga

 

 

Dia: 03/08/07

Local: Auditório do SENAC

Horário: 8h30

- Curso de Capacitação de Multiplicadores em Amamentação e Alimentação Complementar.

 

Local: Auditório do SENAC

Horário: 19h30

- Mesa redonda: Coordenação

Coordenação: Dr. Mário Ramos de Paula e Silva – Secretário de Saúde de Bauru

- "Iniciativa Hospital Amigo da Criança”.

Coordenação: Dalton Chiaradia - Médico pediatra do Hospital São Francisco de Tupã- Hospital Amigo da Criança

- “Impacto do primeiro contato Mãe e Bebê”: Vantagens para a mãe e para o bebê.

Coordenação: Sérgio Antonio Henrique - Ginecologista - Diretor Clínico da Maternidade Santa Isabel e Gisele Januzzi Zequi - Neonatologista - Hospital da UNIMED / Bauru

- “Parto humanizado - Amamentação na primeira hora: proteção sem demora”.

Coordenação: Aparecida de Lourdes Albolea Ruiz e Valentina Di Toro

Enfermeiras obstetras da Secretaria Municipal de Brotas- Unidade Pró Mulher e Hospital Santa Therezinha

 

Dia: 04/08/07

Local: SESI

Horário: das 7h às 19h

Atividades Educativas e de Promoção a Saúde, Amamentação, Alimentação e Bem Estar.
Evento: Ação Global

 

Dia: 06/08/07

Local: Auditório do SENAC

Curso de Capacitação de Multiplicadores em Amamentação e Alimentação Complementar

Dia 07/08/07

Local: Banco de Leite Humano

Horário: 14h

Homenagem as Doadoras do BLH / SMS

 
Dia: 18/08/06

Local: Unidades Básicas de Saúde

Horário: das 9h às 16h

Atividades Educativas e de Promoção a Saúde, Amamentação, Alimentação e Bem Estar.

Evento: Saúde Bauru

 

 

MARÍLIA, SP: Saúde da Família, Banco de Leite, Unidade Básica...

 

O Banco de Leite Humano definiu a programação da 16a Semana Mundial de Aleitamento Materno para Marília. De 1o a 7 de agosto a equipe responsável vai envolver a população de diferentes maneiras, além de promover uma atividade especifica para os profissionais de saúde.

A primeira atividade é uma palestra na Dori Alimentos para os funcionários no dia 1o de agosto, às 13h. A abertura oficial acontece na seqüência, às 15h30, no gabinete do prefeito Mário Bulgareli. No dia 2 a equipe do Banco de Leite visita os bairros das zonas norte e leste no trenzinho da Galeria Atenas com direito à música e panfletagem.

No terceiro dia da semana, o grupo de gestantes da USF (Unidade de Saúde da Família) Palmital vai até o Banco de Leite durante a manhã. A tarde será feita uma palestra sobre aleitamento para as gestantes e mães de bebês com até um mês de vida na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta.

No sábado (dia 4 de agosto) a equipe do Banco de Leite vai montar um plantão para dúvidas no Aquarius Shopping durante o dia todo. “Os estudantes de comunicação da Unimar vão expor os trabalhos desenvolvidos sobre o assunto”, informou a enfermeira chefe do Banco, Sandra Domingues. No dia 6 (segunda) a visita aos bairros se repete, mas desta vez nas zonas sul e oeste.

O dia 7 de agosto é o último da programação. Durante a manhã a equipe promove o 1o Encontro Regional de Aleitamento Materno na Casa do Médico para profissionais de saúde. Além da psiquiatra da rede básica, Márcia Oliveira maio Soares, vão palestrar dois médicos de fora: O pediatra do Instituto de Saúde de São Paulo, Rui de Paiva, e o obstetra, diretor da Maternidade Leonor Mendes de Barros, também da capital, Corintio Mariane Neto.

O encerramento da semana será no mesmo dia no Teatro Municipal às 14h. O público-alvo são as mulheres gestantes usuárias da rede básica. Haverá apresentações musicais e de teatro, além de premiação dos alunos da rede municipal que desenvolveram trabalhos com o tema do aleitamento materno.

 

JUNDIAÍ, SP – SEMINÁRIO, GINCANA, CONCURSO...

Local: Anfiteatro do HU.

01/08

10h00min h - Abertura Oficial da Semana Mundial da Amamentação no Hospital Universitário

10h30min h - Palestra “Vantagens do Aleitamento Materno Exclusivo"

               Palestrante: Dra. Ana Maria Banho- Neonatologista. Responsável pelo Alojamento 

               Conjunto do HU.

14h00min h – “Show da Amamentação": Jogo de perguntas sobre as vantagens e manejo da amamentação.

               Participantes: Puérperas internadas no Alojamento Conjunto do HU.

02/08

10h00min h - Palestra: “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora"

               Palestrante: Dra. Valdenice Martins L. Calil - Presidente do Departamento de Aleitamento  

               Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

14h00min h - Palestra: "O papel do anestesista: como promover a amamentação na

               primeira hora de vida "

               Palestrante: Dr. Fernando Melleti - Professor da Disciplina de Anestesiologia da FMJ.

               Responsável pelo Serviço de Anestesia do HU.

03/08

10h00minh- Palestra “O papel do obstetra na promoção da amamentação na primeira hora de vida”

               Palestrante: Dr. Eduardo Milani Teixeira

10h30min h - Palestra “Vantagens do Aleitamento Materno Exclusivo"

                Palestrante: Dra. Ana Maria Banho- Neonatologista. Responsável pelo

                Alojamento Conjunto do HU.

                Público-alvo: população em geral, puérperas e gestantes internadas no alojamento

                conjunto do HU.

14h00min h - "Show da Amamentação". Jogo de perguntas sobre as vantagens e manejo da amamentação.

                Participantes: Puérperas internadas no Alojamento Conjunto do HU.

06/08

10h00minh: Palestra: “Vantagens do Aleitamento Materno"

                Palestrante: Dra. Ana Maria Banho- Neonatologista. Responsável pelo Alojamento Conjunto do HU.

13h00min h: “Show da Amamentação” - Jogo de perguntas sobre as vantagens e manejo da amamentação.

                Participantes: Puérperas internadas no Alojamento Conjunto do HU.

14h00min h - Palestra: “Manejo da Amamentação"

                Palestrantes: Enfermeira Rita de Cássia de A. B. D. de Faria- Coordenadora do Grupo IHAC-HU

                Psicóloga Teresa Cristina B. Piccolo -. Membro do   Grupo IHAC-HU

                Público-alvo: Alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Médicos residentes do HU.

14:00 h: “Show da Amamentação” - Jogo de perguntas sobre as vantagens e manejo da amamentação.

                Participantes: Puérperas internadas no Alojamento Conjunto do HU.

07/08

10h00min h - Premiação dos vencedores do “Concurso de Desenhos" e da “Gincana da Amamentação”.

 

***********
JOÃO PESSOA, PB: Hospitais do município realizam palestras e mobilização

As maternidades Cândida Vargas (Jaguaribe) e Santa Maria em Mangabeira desenvolvem a partir das 9h desta quarta-feira (1º) e até o próximo dia 7, atividades relacionadas à 16ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano tem como tema ‘Amamentação na primeira hora, proteção sem demora’. O lançamento da Semana de Aleitamento Materno acontece na Fundação Casa de José Américo.

Na Maternidade Santa Maria as atividades também começam nesta quarta-feira a partir das 9h, com palestras sobre a trajetória do título ‘Amigo da Criança’, conferido pela Unesco, ‘Direitos sociais quanto ao aleitamento materno’ e ‘A importância do aleitamento materno na 1ª hora’.

Durante toda a semana também serão realizadas palestras e orientação dos profissionais de saúde aos visitantes de pacientes sobre a importância da família no incentivo à prática do aleitamento materno. De acordo com a psicóloga da Maternidade Santa Maria, Conceição Gomes, o objetivo da semana de amamentação é atrair o maior número de pessoas e orientar sobre a importância da amamentação pós-parto para a saúde e o desenvolvimento do bebê. Ela destacou que o fator emocional e o apoio familiar são imprescindíveis para estimular a produção do leite materno das mães.

No ICV – O Instituto Cândida Vargas (ICV) promove no dia 7 uma série de atividades em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, com apresentação de coral dos Correios e Telégrafos, recital de poemas sobre literatura de cordel, homenagem a doadoras e profissionais, panfletagem e adesivagem sobre o aleitamento materno.

A coordenadora do Banco de Leite do Instituto Cândida Vargas, Abigail Lopes, disse que a campanha este ano alerta para a importância da amamentação na primeira hora, como forma de se evitar doenças do bebê e as mães nas contrações uterinas, além de risco de hemorragia pós-parto.

Ela afirmou que estoque do Banco de Leite está baixo e precisa aumentar consideravelmente para suprir as demandas da Capital e de pacientes procedentes de municípios do interior. Ela está convocando mulheres que estejam em pleno estado de saúde para doar o leite materno e ajudar a salvar vidas.

O volume coletado pelo Banco de Leite do Instituto Cândida Vargas foi de aproximadamente 40,1 litros, segundo dados de junho último, quando o ideal para suprir bem a demanda das mães atendidas na UTI Neonatal, no programa Mãe Canguru e no berçário seria aproximadamente 71 litros por mês. “O estoque não é o ideal, já que por ser um hospital de referência no Estado, os bebês em estado crítico ficam com as mães na maternidade durante alguns meses e diante de situações em que não conseguem amamentar seu filho, necessitam do estoque de leite”, explicou.

 

 

 

Aleitamento.com disponibiliza NOVO folder da WABA para esta Semana de 2007 produzido pelo

SENAC com o apoio da IBFAN Brasil para download.

 Arquivos para download:
Donwload 1
 


Última atualização: 1/9/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo. Leia nossa Política de Moderação.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade/Cookie/Moderação | Fale Conosco
O nosso portal possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie.
24 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital